ESPAÑOL ENGLISH PORTUGUÊSE  
         
         
       
 

Contrato de Carga: Contrato de Carga é um termo utilizado no Acordo de e-AWB (bilateral e multilateral) que se refere a um contrato entre o remetente e a companhia aérea para o transporte de uma carga específica.

Recibo de carga: Um documento fornecido ao remetente pela companhia aérea, informando que existe um contrato de carga entre o remetente e a companhia aérea para um envio de carga específico. O recibo de carga deve ser disponibilizado ao remetente após o encerramento do contrato de transporte (quando o envio for aceito e considerado como "pronto para transporte"). O recibo de carga deve ser impresso, exceto quanto estabelecido em contrário entre as partes (as partes podem, por exemplo, decidir usar um arquivo em PDF em vez da versão impressa, caso isso seja aceito em sua jurisdição). O formato do recibo de carga é estabelecido na Resolução 600g. O recibo de carga não deve ser considerado como uma confirmação de entrega (ver recibos de armazenamento).

ECC: ECC significa "contrato de carga eletrônico". Recomenda-se utilizar o código de manuseio especial do ECC para identificar os envios estabelecidos mediante contrato eletrônico de transporte. Recomenda-se que o código seja estabelecido pela companhia aérea, que está em melhor posição para avaliar se um determinado envio terá um e-AWB. O ECC é útil para as operações (não existe um AWB em papel acompanhando o envio), e é utilizado pela IATA para controlar a penetração do e-AWB no setor.

FWB: A mensagem de dados do conhecimento de embarque aéreo no Cargo-IMP. Esta mensagem é utilizada para transmitir um conjunto completo de dados do Conhecimento de Embarque Aéreo, de acordo com o Manual de Resolução de Carga – Serviços de Conferência.

FHL: No e-freight da IATA, a mensagem Lista Consolidada IATA do Cargo-IMP serve como comprovante de HAWB. O agente de carga fornece uma lista dos HAWB associados ao AWB.

FSU: Status de atualização de mensagens do Cargo-IMP. Esta mensagem é utilizada para notificar/atualizar as partes interessadas sobre o status (ou mudanças de status) de um determinado envio, de acordo com o registro do sistema da terceira parte responsável.

 

MIP: Programa de Aprimoramento de Mensagens. Programa gratuito gerenciado pela IATA para ajudar o setor a melhorar a qualidade das mensagens trocadas entre o agente de carga e as companhias aéreas (principalmente mensagens FWB e FHL). Também é utilizado pela IATA para controlar a penetração do e-AWB na indústria.

RCS: Uma mensagem de atualização do status do Cargo-IMP apresenta um código padrão para representar o status atual de uma consignação. O código de status “RCS” indica que “o item para envio foi recebido fisicamente do remetente ou do agente do remetente, e é considerado pela companhia aérea como pronto para transporte nesta data e neste local". No âmbito do e-AWB, o contrato eletrônico de transporte (Contrato de Carga) é estabelecido quando a companhia aérea emite a mensagem FSU RCS (ou seu equivalente no Cargo-XML) para o remetente.

Registro do Envio: Qualquer registro do contrato de carga mantido pela companhia aérea, comprovado por outros meios que não o conhecimento de embarque aéreo impresso. O registro de envio costuma ser o conjunto de dados eletrônicos que descrevem o contrato de carga armazenado no banco de dados da companhia aérea.

Recibo de Armazenamento: Para efeito do acordo de e-AWB, trata-se de um documento impresso fornecido ao remetente pela companhia aérea, acusando o recebimento do envio como “Freight on Hand carga terminada” para seu transporte aéreo. O recibo de armazenamento deve conter, no mínimo, (a) o peso e número de unidades da carga enviada; (B) data, hora e local do recebimento pela companhia; (C) uma referência ao número de identificação do envio com relação à carga específica. Com a facilidade de acesso, a indicação dos locais de saída, destino e, se for o caso, escalas estabelecidas, também deve ser especificada. Não existe um formato pré-estabelecido para o Recibo de Armazenamento.

DGS: Sigla para mercadorias perigosas.

http://www.iata.org/whatwedo/cargo/e/eawb/Pages/glossary.aspx